Notícias

O primeiro passo para sair do aluguel

23 fev

O sonho de viver no próprio imóvel é compartilhado por muitas pessoas, e fazê-lo se tornar realidade requer, principalmente, bastante disciplina, já que a conquista de um espaço para chamar de seu passa por uma série de etapas e demanda tempo, necessitando de planejamento, foco e força de vontade.

Controlar os gastos é o primeiro passo. Adote um meio de monitorar o destino da sua renda, seja uma agenda, planilha ou outro local de anotação que esteja ao seu alcance. O importante para dar o pontapé inicial na concretização do sonho é saber exatamente onde você está colocando cada centavo, portanto, liste todos os tipos de despesa, como o aluguel, parcelas de compras, internet, luz, alimentação, lazer, combustível e todos os outros gastos que ocorrem mensalmente.

Feito isso, o próximo passo é identificar os investimentos que são essenciais e os que são possíveis de se viver sem, pelo menos durante o tempo de poupança. A recomendação é estar atento aos gastos desnecessários e não fugir do foco, sendo preciso até mesmo abrir mão de coisas que você gosta ou deseja muito, mas que podem atrapalhar o processo.

As despesas devem ser separadas e bem definidas. Pelo menos metade da renda deve ir para os gastos básicos, como alimentação, transporte, o próprio aluguel, água e outros. O restante deverá ser dividido entre as dívidas que você possa ter, investimento na poupança e estilo de vida. Caso as dívidas sejam muitas, a verba para quitá-las deverá ser maior, o que diminui a disponibilidade de recursos das outras divisões.

E, finalmente, uma atitude que é importante adotar é a definição de metas tangíveis, aquelas que você realmente pode alcançar, para evitar cair em um estado de desmotivação e desistir no meio do caminho.

Anotou tudo? Agora é só ficar de olho no site e nas redes sociais da Tecnocal Construtora para mais dicas e informações sobre como é possível sair do aluguel!

postado por Tecnocal Construtora

leia também

deixe o seu comentário