Notícias

Você sabia que o Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil?

23 maio

Tecnocal - Blog - Você sabia que o Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil
 
Isso mesmo! No século 18, em 1763, a capital do Brasil era a cidade (já) maravilhosa. 45 anos depois, com a chegada da família real ao Brasil, a cidade se tornava a sede de todo o império português, que incluía não somente Portugal, mas também Angola, Moçambique, Macau, Goa e Timor.
 
Hoje, ao passear pela cidade, você pode ver vários pontos onde a arquitetura foi mantida e tem um charme europeu inconfundível. São igrejas, museus e bibliotecas. O imperador Pedro I até mesmo nomeou a cidade como “Mui Leal e Heroica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”.
 
Mas o Rio não foi a primeira capital do país tropical – Salvador foi a capital por 200 anos, e era também o centro político e econômico do Brasil. A capital foi transferida para o Rio por determinação de Marquês de Pombal pelo mesmo motivo: a proximidade da principal fonte de riquezas da época, que era a região mineradora em Minas Gerais.
 
Foi apenas em 1960 que a capital de nosso país seria aquela que conhecemos hoje. Projetada especialmente para esse fim, Brasília foi inaugurada no Centro-Oeste pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Diferente das duas capitais anteriores, essa não era uma cidade litorânea e nem um local de grande concentração populacional.

 
Ainda com mudanças, já dizia a canção que “o Rio de Janeiro continua lindo”!
 

deixe o seu comentário